MENU

Comunicado: Brandon Sanderson

postado em

Caros leitores,

Já há algum tempo temos compartilhado com vocês as dificuldades que enfrentamos para seguir o caminho de edição de alguns belos livros de literatura fantástica, quanto mais para as obras de autores que se dedicaram à escrita de grande e volumosas obras.

Às vezes, demoramos a tomar uma decisão, imbuídos, exclusivamente, do forte e legítimo desejo de encontrar um caminho, uma solução que dê resposta à necessidade de investimentos imposta por obras extensas, em língua estrangeira (exigindo desde o trabalho apurado de tradução até a impressão caprichada) em contraposição a um movimento de mercado que indica preços de capa que, apesar de construídos historicamente como referência de “o justo a pagar”, ou “o que o público quer e/ou consegue pagar”, não remuneram o investimento editorial realizado pela empresa.

No entanto, por favor, acreditem, às vezes, optamos por perder dinheiro. Não só a nossa editora. Muitas editoras no Brasil sabem do seu papel social, do seu compromisso com os leitores e a leitura e procuram, ainda que com prejuízo sobre a edição de um conjunto de títulos, mantê-los ativos e prosseguir editando-os, suportando os seus resultados negativos apoiados pelo conjunto de seu catálogo.

No entanto, a retração da literatura fantástica no mundo todo também se reflete no Brasil. Infelizmente, as tiragens hoje compradas desses livros não sustentam qualquer projeção de escala industrial e tudo isto está somado, agora, ao cenário de grande instabilidade que todo o mundo vive.

Com muita tristeza decidimos não nos alongarmos mais nas tentativas de manter, sob o nosso selo, a obra de Brandon Sanderson. Hoje o autor está liberado para procurar outra editora no Brasil e conta com a nossa absoluta torcida e apoio.

Nenhum profissional do mercado editorial trabalha diariamente para dar essa notícia e toda a nossa equipe lamenta muito não prosseguirmos com a edição da obra de Brandon Sanderson no Brasil.

Por fim, nosso agradecimento a todos os leitores pelo apoio e compreensão que sempre dirigiram à nossa casa.

Desejamos que todos nós superemos os imensos desafios que temos pela frente hoje e saúde a todos.

Editora LeYa Brasil