MENU

Conheça Brandon Sanderson

postado em

Saiba mais sobre a vida e a obra de um dos mais adorados e prolíficos autores da fantasia

 

Brandon Sanderson é um dos autores mais queridos da atualidade. Seja pelos seus mundos bem construídos, seja pela sua produtividade, ele atrai, a cada ano, mais seguidores ao seu fandom.

Nascido em 1975 na cidade norte-americana de Lincoln, Nebraska, Sanderson já revelou que nem sempre foi um grande leitor. Quando criança, vivia se esquivando da leitura – e, quando não conseguia fugir, sempre detestava o que lia. Isso tudo mudou quando, no nono ano da escola, uma professora lhe indicou Dragonsbane, de Barbara Hambly, romance de alta fantasia publicado originalmente em 1985 . O pequeno Brandon gostou tanto da leitura que começou a devorar literatura fantástica. Leu Robert Jordan, Melanie Rawn, David Eddings, Anne McCaffrey… Até começou a tentar escrever seus próprios livros – mas, segundo ele, não eram nada bons.

Em meados da década de 1990, logo após se matricular em Bioquímica na Brigham Young University, Sanderson trancou os estudos para ser um missionário da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em Seoul, Coreia do Sul. No tempo em que passou no Oriente, percebeu que, embora não sentisse qualquer saudade da química, escrever era algo que fazia falta. Quando retornou à faculdade, trocou o curso para Inglês –  o que lembra ter sido uma grande decepção para sua mãe, que sonhava em ter um filho “doutor”.

Ele começou então a trabalhar como recepcionista noturno em um hotel, para pagar os estudos, e, usando o tempo livre atrás do balcão (com o aval dos chefes, claro), passou a escrever ferozmente. Foram tempos difíceis, mas a dedicação rendeu frutos: escreveu sete livros nesse período. Fez contatos com diversas editoras, mas só recebeu respostas negativas. Nada, no entanto, o desanimou: Brandon continuou escrevendo sem parar.

Foi só em 2005, quando já tinha mais de dez livros escritos, que enfim conseguiu lançar seu primeiro livro, Elantris. E não parou mais: já publicou mais de 40 obras, entre elas as séries “Mistborn” (da qual a LeYa já publicou seis volumes), “The Stormlight Archives” (cujo primeiro livro, The way of kings, está sendo traduzido e sai ainda este ano) e o romance Warbreaker, todos ambientados num mesmo universo (assim como Elantris), que chamou de Cosmere. Além disso, teve a honra de concluir a série “A Roda do Tempo” após o falecimento do autor Robert Jordan (1948-2007) – um de seus maiores ídolos e inspirações.

Brandon Sanderson mora atualmente em American Fork, Utah, com sua esposa, Emily Bushman, e três filhos. E anda dizendo por aí que pretende em breve visitar o Brasil.