MENU

“D. Pedro II – A história não contada”, de Paulo Rezzutti, chega em agosto

postado em

Personagem da novela Nos tempos do imperador, que estreia em 2020, D. Pedro II será também tema de biografia escrita pelo pesquisador Paulo Rezzutti, vencedor do Prêmio Jabuti. Ele lança em agosto deste ano, pela LeYa Brasil, o livro “D. Pedro II – A história não contada”, que dá continuidade à série que já destrinchou as vidas de D. Pedro I e D. Leopoldina. “O Pedro II que retrato é um personagem muito complexo, que fiz de tudo para humanizar por meio de seus próprios gestos e palavras, inclusive as que deixou em cartas a amigos e também às várias amantes que teve”, explica o autor.

Rezzutti ressalta a força de D. Pedro II como homem público, comprometido com o desenvolvimento do país e, acima de tudo, com a educação. “Ele passou 45 anos de governo tentando transformar o Brasil num país melhor, sempre priorizando a cultura e a educação. Costumava inclusive dizer que, se não fosse imperador, seria professor, pois, em suas palavras, não via ‘missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro'”, conta.

O imperador também prezava a honestidade. “Chegou ao ponto de ter um caderninho em que anotava todos os maus feitos das pessoas que não considerava honestas. E você pode ter certeza de que nenhuma delas chegou a um cargo público importante. D. Pedro II foi um grande fiscal que o Brasil acabou perdendo.”