MENU

Descubra o hygge

postado em

Conforto, prazer, igualdade, gratidão, harmonia, bolo, café, chocolate, vela, livro  ou, resumindo, hygge! Não sabe o que é isso? Logo, logo essa palavra vai fazer parte da sua vida: em outubro, a LeYa lança Hygge – O segredo dos dinamarqueses para uma vida feliz em qualquer lugar, best-seller internacional que já teve os direitos de publicação vendidos para 26 países.

Para dar um gostinho, a Revista Gol Linhas Aéreas deste mês viajou à Dinamarca e desvendou os segredos daquele que é tido como o país mais feliz do mundo  e o hygge (pronuncia-se “rôga”) é o elemento central desse estilo de vida.

“É um termo que pode ser tanto verbo como substantivo, e significa uma mistura de conforto com camaradagem, comunidade, prazer. ‘Hygge é ficar num lugar agradável, com luz suave e gente de quem se gosta’, explica o arquiteto Maurício Duarte Pereira, 37, enquanto toma uma cerveja no alto de uma cabine metálica, ao pé de uma ponte.”

A boa notícia é que tudo isso pode ser importado por qualquer país do mundo, inclusive o Brasil! Meik Wiking, o autor do livro, é CEO do Instituto de Pesquisa sobre a Felicidade, ou seja, sabe muito bem do que está falando. E ele afirma que o hygge pode ser criado em qualquer tempo e lugar.

O hygge resiste até mesmo à realidade do Brasil porque, muito antes de estar diretamente relacionado ao que nos cerca, é um estado de felicidade que pode ser acalentado e incentivado com pequenas atitudes. Afinal, uma das definições possíveis para essa palavra estranha é a arte de criar uma sensação de aconchego. Ou seja, se aninhar no sofá no inverno, com uma manta quentinha, uma xícara de café e um pedaço de bolo macio é hygge, mas cochilar à sombra de uma árvore, na beira da praia, sentindo a brisa que sopra no fim de uma tarde de verão, também.

Nos próximos meses, a onda hygge vai invadir o Brasil! Até lá, você pode descobrir O segredo da Dinamarca, livro de Helen Russell que a LeYa publicou em 2016 e trouxe ao país a tendência mundial de aprender a ser mais feliz com o incrível estilo dinamarquês de ser.