MENU

Elza Soares e Zeca Camargo lançam a biografia ‘Elza’ em Portugal

postado em

Na terça-feira, 16 de julho, Elza Soares e Zeca Camargo atravessaram o Atlântico para lançar em Portugal a aclamada biografia da cantora escrita por Zeca, Elza. A festa, lotada e muito animada, aconteceu na novíssima filial em Lisboa da Livraria da Travessa, tradicional rede de origem carioca.

“A palavra ‘felicidade’ nem descreve direito o que estou sentindo por estar aqui em Lisboa para lançar a biografia que escrevi de Elza Soares – e com a própria Elza Soares aqui comigo!”, afirmou o autor.

O evento teve grande destaque na imprensa portuguesa. A foto da capa de Elza estampou a primeira página do jornal Diário de Notícias: “Elza saiu do planeta fome para mostrar que Deus é mulher”, publicou o periódico.

O Observador também celebrou o livro. “Sobre a biografia de ‘sacrifício e coragem’ que Zeca Camargo escreveu – Elza –, Elza Soares diz que ‘conta a história de uma vida que não era para dar certo’ – mulher, negra, pobre –, mas que deu. ‘A vida depende de como ela é vivida’, resume, como se fosse simples.”

Para a Time Out Portugal, “a história da cantora é sinuosa, cheia, comovente”. “O que podemos esperar?”, perguntou a ela o veículo. “‘Tudo. Tudo o que aconteceu. Não tenho vergonha de dizer que sofri, que fui pobre, que limpei o chão, não tenho vergonha de nada. Muito pelo contrário. Isso me dá força, coragem’, diz-nos Elza. ‘A minha biografia mostra uma mulher com garra, uma mulher que tem coragem de lutar’.”

Em sua passagem por Portugal, onde apresentou ainda o espetáculo Deus é mulher, Elza esteve com Valter Hugo Mãe, um dos grandes expoentes da literatura portuguesa contemporânea. O escritor classificou a biografia como “magnífica”. “Uma vida que ninguém tem”, completou.

Lançado no Brasil em novembro de 2018, Elza, que tem coordenação de conteúdo de Pedro Loureiro e Juliano Almeida, também foi sucesso de público e crítica por aqui. O livro segue disponível nas livrarias de todo o país.