MENU

Leituras para o Dia do Livro Infantil

postado em

Neste 2020 tão delicado, em que as escolas seguem fechadas e as crianças estão em casa – algumas tendo aula à distância, mas muitas não –, é ainda mais importante estimularmos nos pequenos (e também nos não tão pequenos assim) o hábito e uma rotina de leitura.

Para isso, indicamos aqui alguns livros que serão sucesso garantido em casa.

Série Aqua Books

Para introduzir as crianças desde cedo no mundo dos livros, nada melhor do que os Aqua Books. É uma série que desenvolve a coordenação motora, a imaginação e a criatividade das crianças a partir dos três anos. Cada volume traz quatro cenas coloridas que são reveladas com um pincel mágico. As histórias envolventes apresentadas reforçam as noções básicas do tema proposto em cada livro, educando e mantendo os pequenos entretidos.

 

Bibliotecas do mundo, de Daniela Chindler

Conheça a história de bibliotecas clássicas, modernas, exóticas e até daquelas que sobreviveram à guerra. Neste livro, elas são contadas por personagens de conto de fadas, animais falantes, filósofos da Antiguidade e bibliotecários, que viveram essas aventuras pessoalmente. Em forma de conto, são ilustradas por grandes artistas, de traço e estilo variados, ampliando o universo da escrita e da imagem sobre os mais diversos lugares e épocas.

 

O livro das invenções, de João Alegria e Rodrigo Medeiros

Theo e Teresa estão de volta numa nova aventura para preservar a Terra. Agora, as crianças se envolvem numa inesperada e surpreendente viagem pelos segredos da sustentabilidade através de uma máquina do tempo! Juntos, os amigos enfrentam novos perigos, medos e aventuras. Será que desta vez conseguirão reunir ainda mais defensores do planeta?

Emília, de Socorro Acioli

Com seu jeito estabanado, divertido e criativo, Emília conquista milhares de crianças desde 1920. A partir de uma detalhada pesquisa e do texto original de Monteiro Lobato, Socorro Acioli conta tudo sobre a boneca que encontrou grandes personagens da história e da literatura, aprendeu gramática, aritmética, história e geografia, fez amizade com Hércules, Dom Quixote, Alice, Branca de Neve… Numa edição ricamente ilustrada por Wagner Willian, conhecemos as várias aventuras dos livros de Lobato e damos um verdadeiro passeio pelas histórias mais divertidas e marcantes protagonizadas pela Emília, a ilustríssima boneca do Sítio do Pica-Pau Amarelo.

Tony Moon, de Pedro Duarte

Tony Moon é um garoto bacana e muito organizado, que acaba vítima de uma conspiração cheia de suspeitos, bom humor e imaginação! Com o melhor amigo, Cabelo, um sanduíche de ricota (os pais não querem que ele engorde!) e um suco de caixinha na mochila, Tony vai descobrir que os dias podem até ser planejados, mas sempre guardam algumas surpresas… E, às vezes, é legal quando as coisas saem do controle!

Série Dinotrux

Eles adoram uma aventura! Mas milhões de anos atrás, quando dominavam a Terra, os Dinotrux aprontavam muito com a natureza e não sabiam trabalhar em equipe. Guindastossauro era um atrevido; Lixodonte só queria comer; Anquilocaçamba era um porcalhão; e Tiranossauro Trux adorava provocar uma briga. Até o dia em que correram risco de extinção… Uma incrível série de três livros: Dinotrux, A vingança dos Dinotrux e Os Dinotrux vão à praia.

Série O Pequeno Príncipe

Uma série de aventuras incríveis inspiradas no personagem criado por Antoine de Saint-Exupéry para crianças das mais variadas faixas etária: O Pequeno Príncipe e o vendedor de lâmpadas, O Pequeno Príncipe e a cidade de jade, O planeta do pássaro de fogo, O Pequeno Príncipe e o pássaro de fogo, O Pequeno Príncipe e o ladrão de estrelas, O órgão de Zéfiro, O planeta de Jade, O Pequeno Príncipe e o astrônomo e O Pequeno Príncipe e o pássaro de fogo.