MENU

Vem aí: “O mundo que não pensa”, de Franklin Foer

postado em

Livro que sai no segundo semestre mostra como Facebook, Apple e Google estão nos deixando mais burros

 

A LeYa vai publicar no Brasil no segundo semestre O mundo que não pensa (World without mind), de Franklin Foer, um dos livros mais aclamados – e polêmicos – dos últimos anos. Comparado a George Orwell pelo jornal The Washington Post, o autor mostra o lado sombrio e preocupante da tecnologia do nosso cotidiano. Para ele, estamos terceirizando nossas capacidades intelectuais para empresas como Apple, Google e Facebook – dando origem a um mundo onde a vida social e política passará a ser cada vez mais automatizada e menos diversa.

Em entrevista recente ao jornal Folha de S. Paulo, o autor afirmou que “essas empresas funcionam como portais de informação, e a maneira pela qual elas organizam a informação determina nossa maneira de pensar. Se você quer comer e busca restaurantes no Google, sempre estará mais inclinado a escolher o restaurante que aparecer primeiro, e isso vale para tudo, seu plano de saúde, o sentido da vida ou a existência de Deus. A informação que vemos primeiro molda nossa opinião. Também somos mais inclinados a comprar o que aparece no topo dos resultados de busca na Amazon, somos preguiçosos. Essas empresas reuniram uma quantidade de informação gigantesca sobre cada um de nós, entendem muito bem nosso processo de escolha.”

Franklin Foer é jornalista e atua como correspondente da tradicional revista The Atlantic. O mundo sem mente foi eleito um dos melhores livros de 2017 por veículos como The New York Times e Los Angeles Times.