MENU

Pesquisa mostra que mulheres ainda são as únicas que “não deixam a peteca cair”

postado em

Dados sobre a divisão do trabalho doméstico reforçam a necessidade de livros como o de Tiffany Dufu
Afirmar que boa parte do trabalho doméstico ainda é responsabilidade das mulheres não é exatamente uma novidade. Os resultados de uma pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgados em matéria do portal Nexo, dão uma ideia do volume e natureza das tarefas de manutenção da casa que ainda estão majoritariamente por conta das mulheres.

A pesquisa mostra a responsabilização feminina pelo trabalho doméstico independe de faixa etária ou renda mensal. Em todas as idades e classes sociais, atividades como limpeza da casa, organização e pagamento de contas, compras e cuidados com animais são predominantemente realizadas por mulheres. Este cenário se inverte somente no caso de pequenos reparos, que ficam mais a cargo dos homens.

Mas, apesar de ser real, essa situação está longe de ser aceitável – e muito tem se discutido sobre maneiras de revertê-la. Se você acredita que essa questão deve ser colocada urgentemente nos espaços que frequenta, então Deixe a peteca cair, de Tiffany Dufu, é o livro certo para você.

Com uma longa e bem sucedida carreira profissional dedicada exatamente a iniciativas que promovam educação e empoderamento de mulheres, Tiffany Dufu se viu numa encruzilhada após o nascimento de seu primeiro filho. Acostumada a dar conta de tudo com perfeição, ela se viu enredada numa longa lista de afazeres que só fazia crescer. Enquanto isso, percebia que o marido tinha outra visão sobre as necessidades e urgências da casa, fazendo com que ela se sentisse permanentemente cansada e sobrecarregada.

Muita conversa, análise e trabalho em equipe fizeram com que os dois conseguissem chegar a uma divisão mais equilibrada. Mas isso só foi possível quando Tiffany percebeu que ela também devia mudar seu comportamento. Em vez de de tentar dar conta de tudo, a chave estava exatamente na atitude contrária: ela precisava deixar a peteca cair.

É esse processo que a autora narra com muito humor, empatia e franqueza no livro publicado recentemente pela LeYa. É uma obra que fala ao coração de cada mulher que ao menos uma vez na vida se sentiu sobrecarregada, dividida e impotente diante de uma lista de tarefas e imposições simplesmente impossíveis de cumprir.